segunda-feira, 20 de setembro de 2021

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 12.5 (SEQUÊNCIA 12) VOLUME 1 - OS SÓLIDOS DE PLATÃO - POLIEDROS REGULARES 📦⛺

ATIVIDADES 12.5 1. Observe as figuras representadas a seguir (Anexo 6). Elas representam figuras geométricas muito especiais. São conhecidas como Sólidos de Platão. Cubo Dodecaedro Tetraedro Octaedro Icosaedro 2. Faça uma pesquisa e escreva um pequeno texto sobre elas.
 

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 12.4 (SEQUÊNCIA 12) VOLUME 1 - INDICANDO AS PROPRIEDADES DOS POLIEDROS 📦⛺

 

SEQUÊNCIA 12 HABILIDADES DA SEQUÊNCIA (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.


EMAI 5º ANO ATIVIDADE 12.3 (SEQUÊNCIA 12) VOLUME 1 - INDICANDO AS PROPRIEDADES DOS POLIEDROS 📦⛺


 

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 12.2 (SEQUÊNCIA 12) VOLUME 1 - CONTAR VÉRTICES, FACES E ARESTAS DAS FIGURAS📦⛺


 ATIVIDADE 12.2

1. Faça a contagem de vértices, faces e arestas dos prismas e complete o quadro: Figuras: Cubo Paralelepípedo Prisma de base triangular Prisma de base pentagonal Prisma de base hexagonal 2. Confira com seus colegas as contagens realizadas e destaque alguma curiosidade que você observou ao preencher o quadro.

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 12.1 (SEQUÊNCIA 12) VOLUME 1 - OS VÉRTICES, FACES E ARESTAS DOS POLIÉDROS 📦⛺


 SEQUÊNCIA 12

HABILIDADES DA SEQUÊNCIA (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 11.6 (SEQUÊNCIA 11) VOLUME 1 - PARQUE DE DIVERSÕES - AS ROLETAS DA SORTE 🎡🎢🎠

ATIVIDADE 11.6 1. Em um parque de diversões, existe uma barraca com duas roletas. João resolveu tentar a sorte para ganhar um brinde. Veja as roletas e responda: Roleta 1 1 2 3 4 5 6 Roleta 2 1 1 2 2 3 4 5 6 A. Se João precisa tirar o número 4, qual roleta ele deve escolher? Por quê? B. E se ele quiser tirar o número 1, qual a roleta que ele deve escolher? Por quê? C. Se ele girar a roleta 1, qual a chance de sair o número 2? D. E se girar a roleta 2, qual a chance de sair o número 2?  

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 11.5 (SEQUÊNCIA 11) VOLUME 1 - FRAÇÕES - TIMES PREFERIDOS DOS ESTUDANTES ⚽🏃


 SEQUÊNCIA 11

HABILIDADES DA SEQUÊNCIA (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. (EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes. (EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes. (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade em situações-problema simples.

MAI 5º ANO ATIVIDADE 11.4 (SEQUÊNCIA 11) VOLUME 1 - PINTAR AS FRAÇÕES EQUIVALENTES 🎨🖍🖌

SEQUÊNCIA 11 HABILIDADES DA SEQUÊNCIA (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. (EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes. (EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes. (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade em situações-problema simples.

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 11.3 (SEQUÊNCIA 11) VOLUME 1 - FRAÇÕES EQUIVALENTES, OLIVIA ENTENDENDO TUDO! 😍

ATIVIDADE 11.3 1. Olívia pegou algumas tiras de papel e dividiu-as em partes iguais. Ela coloriu algumas dessas partes e fez uma descoberta interessante. Observe: 1/2 1/2 1/4 1/4 1/4 1/4 1/6 1/6 1/6 1/6 1/6 1/6 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/10 1/10 1/10 1/10 1/10 1/10 1/10 1/10 1/10 1/10 A. Ela percebeu que 1/2 = 1/4 + 1/4. Assim, 1/2 = 2/4. B. Observou ainda que 1/2 = 1/6 + 1/6 + 1/6. Portanto, 1/2 = 3/6. C. Que outras igualdades podemos escrever? 1/2 = 2/4 = 3/6. Essas frações são chamadas equivalentes.
 

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 11.2 (SEQUÊNCIA 11) VOLUME 1 - FRAÇÕES - PIZZA DIVIDIDA EM PARTES IGUAIS.


 ATIVIDADE 11.2

1. Recorte as sete figuras circulares do Anexo 5 da atividade. Vamos imaginar que elas representem discos de pizzas que foram divididos em partes iguais. Escreva, em cada uma das partes, uma fração para representá-la. Depois, recorte as partes. 2. Comparando esses pedaços, complete as escritas abaixo com um dos sinais ▶ (maior que) ou ◀ (menor que): 1/2 ❓ 1/3 1/4 ❓ 1/8 1/5 ❓ 1/8 2/3 ❓ 2/5 3/4 ❓ 4/6 1/2 ❓ 5/8 5/8 ❓ 4/5 1/2 ❓ 3/4 3/5 ❓ 2/6 ============================================

EMAI 5º ANO ATIVIDADE 11.1 (SEQUÊNCIA 11) VOLUME 1 - COMO LER FRAÇÕES, DIVIDIR CHOCOLATE 🍫

 


SEQUÊNCIA 11 HABILIDADES DA SEQUÊNCIA (EF05MA03) Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso. (EF05MA04A) Identificar diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes. (EF05MA04B) Produzir diferentes escritas nas representações fracionária e decimal com o apoio em representações gráficas, identificando as frações equivalentes. (EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não, explorando a ideia de probabilidade em situações-problema simples.